-
Caroline Boletta
Mais…
Mestranda em ciências sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. (CPDA/UFRRJ). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisadora do grupo “Discurso, Mídias Sociais e Identidades Sócio-políticas” (CPDA-UFRRJ). Foi bolsista da FAPERJ, pesquisando a cobertura internacional do impeachment de Dilma Rousseff. Atualmente, pesquisa os impactos sócio-ambientais da mineração e economia política internacional. É membro do Projeto Fórum de Justiça.
-
Ana Míria dos Santos Carvalho Carinhanha
Mais…
Ana Míria dos Santos Carvalho Carinhanha é mediadora, artista, advogada, e doutoranda em direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Ciências Sociais e Jurídicas pelo programa de pós-graduação em sociologia e direito da Universidade Federal Fluminense. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Criminologia (GPCRIM-UEFS/UNEB), do Grupo de Pesquisa sobre Sexualidade, Direito e Democracia (SDD-UFF), e do Grupo de Pesquisa Anastácia Bantu (UFF). É mestre em criminologia pela Faculdade de Direito e Criminologia da Université Catholique de Louvain (2014). É formada em direito pela Universidade do Estado da Bahia (2011) e em artes, com ênfase em política e gestão da cultura, pela Universidade Federal da Bahia (2011). É membro da Iniciativa Negra para uma Nova Política sobre Drogas (INNPD).
-
Ana Paula Sciammarella
Mais…
É professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É doutora e mestre em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). É pesquisadora do Núcleo de Pesquisas sobre Práticas e Instituições Jurídicas (NUPIJ/UFF). É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Lutas Sociais (NELUTAS/UNIRIO) e Sociologia do Direito (NSD/UFF). Suas pesquisas têm ênfase em questões de gênero, judiciário, acesso à justiça e gestão de conflitos. Atualmente, coordena o Núcleo de Prática Jurídica da UNIRIO e participa do Projeto Fórum Justiça.
-
David Wiseman
Mais…
David Wiseman é professor associado da Faculdade de Direito da University of Ottawa. Ingressou como professor assistente em 2010 e leciona para o primeiro ano nos cursos de Propriedade e Acesso à Justiça, bem como nos cursos de Trusts e Direitos dos Idosos para o último ano. O professor Wiseman é cocoordenador do programa J.D. Social Justice Option, e copresidente do comitê de admissões. É membro da Faculdade de estudos de pós-graduação e pós-doutorado. Suas principais áreas de pesquisa e atividade são: acesso à justiça, direitos humanos sociais e econômicos, e a competência institucional dos tribunais em litígios constitucionais.
-
Élida Lauris
Mais…
Élida Lauris é bacharel em direito e mestre em Direitos Humanos e Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará. Realizou estudos de doutorado no Centro de Estudos Sociais com a Universidade de Coimbra. Foi coordenadora executiva do Projeto ALICE, desenvolvendo sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Coimbra. Foi secretária executiva do Ministério da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos no Brasil. Coordenou o Fórum Justiça e atualmente coordena a ONG Terra de Direitos.
-
Emiliano Litardo
Mais…
Emiliano Litardo é advogado e professor (UBA, UNTREF). Fez pós-graduação em Direitos Humanos e da Mulher na Universidad de Chile. É mestrando na Universidad de Buenos Aires e ativista jurídico e feminista da diversidade sociossexual. É membro do Lawyers for Sexual Rights (Abosex) e da Association for the Struggle of the Travesti and Transexual Identity (ALITT). Pesquisa sobre direito humanos e sexuais e foi coeditor da Lei de Identidade de Gênero da Argentina (2012).
-
Fabiana Severi
Mais…
É professora dos programas de pós-graduação e mestrado do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). É professora de direitos humanos na FDRP-USP (2017). É responsável pelas disciplinas de Direito e Relações de Gênero, Teoria Geral do Estado, Direitos Humanos, e Direito Constitucional. Realiza pesquisas e atividades relacionadas aos seguintes tópicos: crítica jurídica feminista, acesso à justiça para mulheres, e teorias democráticas. Lidera o grupo de pesquisa da USP em Direitos Humanos, Democracia e Desigualdades. Também participa do Consórcio Lei Maria da Penha para o fim da violência de gênero contra mulheres. É membro do grupo de pesquisa Periferias com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.
-
João Velloso
Mais…
João Velloso é professor associado da Faculdade de Direitos da University of Ottawa. Leciona sobre sentenças e sanções, métodos de pesquisa jurídica, criminologia, e estudos sociojurídicos. Possui formação multidisciplinar em direito, criminologia, sociologia, antropologia e comunicação. É mestre em estudos sociojurídicos pela Universidade Federal Fluminense, e doutor em criminologia pela University of Ottawa. Sr. Velloso foi pesquisador de pós-doutorado no Centre de Recherche en Droit Public (CRDP) da Université de Montréal em 2014 e 2015, pesquisando a criminalização dos protestos durante o encontro do G20 em Toronto (2010) e os protestos estudantis no Quebéc em 2012 (Printemps Érable).
-
José Ricardo Ferreira Cunha
Mais…
José Ricardo Ferreira Cunha é professor associado da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestre em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), e doutor em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Sua pesquisa possui ênfase na filosofia do direito e seu trabalho foca principalmente com os temas de direitos humanos, judiciário, ética, e teoria do direito. É editor da revista Direito e Práxis.
-
Juanita Cuéllar Benavides
Mais…
Juanita Cuéllar Benavides é doutora em Ciências Sociais pelo programa de pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É bacharel em ciência política pela Universidad Nacional de Colombia (2006) e mestre em ciências sociais pela UFRRJ. É membro do grupo de pesquisa Discurso Redes Sociais e Identidades Sociopolíticas da UFRRJ. Seus principais interesses são relacionados com acesso à terra e reforma agrária por uma perspectiva latino-americana. É professora na Universidade Federal de Uberlândia. É membro do Projeto Fórum Justiça.
-
Manuel Gándara Carballido
Mais…
Manuel Gándara Carballido é membro associado da Support Network for justice and Peace, e do Instituto Joaquín Herrera Flores. É professor do programa de Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento, e no programa de doutorado em Ciências Jurídicas y Políticas na Universidad Pablo de Olavide, Sevilla. É professor visitante na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em filosofia e direito, com ênfase em filosofia social. Trabalha com os seguintes temas: direitos humanos, teoria crítica, educação em direitos humanos, teoria crítica dos direitos humanos e desenvolvimento.
https://www.escavador.com/sobre/10869613/manuel-eugenio-gandara-carballido
-
Mônica de Melo
Mais…
Mônica de Melo é professora assistente de direito constitucional nos cursos de graduação e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e defensora pública no Estado de São Paulo. É coordenadora do Projeto Fórum Justiça. Tem experiência em direito com ênfase em direito constitucional e trabalha principalmente com os temas: direitos humanos, discriminação e direitos das mulheres.
-
Pierre Noreau
Mais…
Pierre Noreau é professor no Centro de Pesquisa em Direito Público da Universidade de Montreal desde 1998. Cientista político e jurista por formação, tem interesse por sociologia do direito. Sua pesquisa empírica se concentra no funcionamento e desenvolvimento do sistema judicial, resolução não contenciosa de conflitos, acesso à justiça e mobilização política da lei, diversidade etnocultural por uma perspectiva do pluralismo jurídico, bem como o estudo dos processos de institucionalização que regulam as relações sociais. Seu trabalho recente foca em mediação familiar, justiça comunitária, como indivíduos no sistema prisional decretam leis, as relações entre comunidades culturais e os direitos e condições associadas à pesquisa interdisciplinar em direito.
https://droit.umontreal.ca/faculte/lequipe/corps-professoral/fiche/in/in14647/sg/Pierre%20Noreau/
-
Raúl Llasag Fernandez
Mais…
Raúl Llasag Fernandez é kichwa do povo indígena Panzaleo do Equador, que faz parte da Confederação de Pessoas de Nacionalidade Kichwa do Equador (ECUARUNARI) e da Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE). É pesquisador no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. É integrante do projeto de pesquisa “ALICE- Strange Mirrors, Unsuspected Lessons: Leading Europe to a New Way of Sharing the World Experiences”, e estudou “Justiça indígena e plurinacionalidade” no Equador e na Bolívia. É professor de plurinacionalidade, multiculturalismo e justiça indígena na Universidad Simon Bolivar Andean, no Equador.
https://www.ces.uc.pt/doutoramentos/util/info.php?id_lingua=1&id_doutoramento=8&id_investigador=621
-
Rosy Laura Castellanos Mariano
Mais…
Rosy Laura Castellanos Mariano atualmente preside o Instituto de Pesquisa e Estudos em Cultura e Direitos Humanos (CULTURA DH). É conselheira consultiva da Comissão Nacional de Direitos Humanos do México. Sua trajetória profissional tem sido no campo das organizações não governamentais, instituições governamentais e organizações internacionais. É fundadora do Incide, Desarrollo y Estrategias en Comunicación e pertence à Rede de Professores e Pesquisadores em Direitos Humanos e à Cátedra UNESCO de Direitos Humanos da UNAM. Tem atuado como conselheira para diversos governos no México e na América Latina na concepção de políticas públicas com foco em direitos humanos, gênero, igualdade e não discriminação. http://www.culturadh.org/pdfs/Semblanza_RosyLauraCastellanosMariano.pdf
-
Ximena Cuadra Montoya
Mais…
Ximena Cuadra Montoya é doutoranda em ciência política na University of Quebec, Montreal. Sua pesquisa foca em questões indígenas no contexto de conflitos socioambientais. Especificamente, se interessa por questões e respostas dos movimentos indígenas ao extrativismo. É mestre em Ciência Política pela University of Quebec, Montreal (2014). Sua tese é intitulada “Radical Pluralism and Decolonization in Indigenous Mobilizations Against the Extractive Industry: Analysis of Two Cases in Chile and Quebec.”. Também é mestre em sociologia pela Universidade de Barcelona (2011) e bacharel em sociologia pela Universidad Concepción, Chile (2003).