Universidade de Ottawa

João Velloso

João Velloso é professor associado da Faculdade de Direitos da University of Ottawa. Leciona sobre sentenças e sanções, métodos de pesquisa jurídica, criminologia, e estudos sociojurídicos. Possui formação multidisciplinar em direito, criminologia, sociologia, antropologia e comunicação. É mestre em estudos sociojurídicos pela Universidade Federal Fluminense, e doutor em criminologia pela University of Ottawa. Sr. Velloso foi pesquisador de pós-doutorado no Centre de Recherche en Droit Public (CRDP) da Université de Montréal em 2014 e 2015, pesquisando a criminalização dos protestos durante o encontro do G20 em Toronto (2010) e os protestos estudantis no Quebéc em 2012 (Printemps Érable).

https://commonlaw.uottawa.ca/en/people/velloso-joao

David Wiseman

David Wiseman é professor associado da Faculdade de Direito da University of Ottawa. Ingressou como professor assistente em 2010 e leciona para o primeiro ano nos cursos de Propriedade e Acesso à Justiça, bem como nos cursos de Trusts e Direitos dos Idosos para o último ano. O professor Wiseman é cocoordenador do programa J.D. Social Justice Option, e copresidente do comitê de admissões. É membro da Faculdade de estudos de pós-graduação e pós-doutorado. Suas principais áreas de pesquisa e atividade são: acesso à justiça, direitos humanos sociais e econômicos, e a competência institucional dos tribunais em litígios constitucionais.

https://commonlaw.uottawa.ca/en/people/wiseman-david

Melisa Handl

Melisa Handl é uma advogada argentina e aluna de doutorado na Faculdade de Direito da University of Ottawa (Canadá). Seus interesses de pesquisa incluem gênero, desenvolvimento, pesquisa qualitativa, e direito internacional dos direitos humanos. É mestre em Assuntos Internacionais pela Norman Paterson School of International Affairs (Canadá). Atualmente, Melisa está investigando se as transferências de dinheiro condicionadas estão contribuindo para uma maior igualdade de gênero na Argentina, e pretende relacionar uma abordagem top-down do Direito Internacional dos Direitos Humanos com as experiências reais de mulheres beneficiárias.

https://cdp-hrc.uottawa.ca/en/people/handl-melisa

Fedora Mathieu

Fedora Mathieu é uma advogada haitiana-canadense de imigrantes e refugiados no Canadá. É membro do Barreau du Québec desde 2012 e da Sociedade de Direito de Ontário desde 2017. Graduada na Université de Montréal, articulou no Tribunal de Direitos Humanos do Québec. Se tornou mestre em direito pela University of Ottawa em 2014. Sua tese abordou a responsabilidade dos atores humanitários não estatais após eventos catastróficos. Mathieu realizou trabalho de campo no Haiti após o terremoto e utilizou a implementação do direito à moradia como estudo de caso. Sua tese recebeu o prêmio René-Lupien Prize, concedido anualmente para a melhor tese de mestrado sobre temas de especial interesse para a comunidade francófona do Canadá. De 2013 a 2018, trabalhou como advogada em Toronto e Montreal com foco em comunidades vulneráveis. Atualmente, tem auxiliado numerosos requerentes de refúgio com seus procedimentos de imigração perante o Conselho de Imigração e Refugiados do Canadá. Desde fevereiro de 2019, trabalha em Ottawa como advogada no Legal Aid Ontario.

https://droitcivil.uottawa.ca/en/people/mathieu-fedora

Gloria Song

Brandon D. Stewart

Brandon D. Stewart é professor assistente do departamento de English Common Law (2021-2023) e membro do Centro de Estudos Avançados sobre Fundamentos do Direito e Finanças da Goethe University Frankfurt. É doutor pelo programa English Juris Doctor da University of Ottawa (Silver Medal) e possui mestrado e doutorado pelo programa Doctor of Juridical Science (J.S.D.) da faculdade de direito da Yale University. Antes de entrar na vida acadêmica, Stewart atuou com litigância comercial em Toronto e foi pesquisador em uma Clínica Jurídica Comunitária em Ontário, Canadá.

Steward leciona no departamento de English Common Law desde 2019 e foi instrutor em tempo integral na Schulich School of Law durante o ano acadêmico de 2020-2021, onde recebeu o prêmio Hannah and Harold Barnett Excellence in Teaching First Year Law Award. Ministrou cursos sobre delitos, delitos tóxicos, propriedade, processo civil e litígio sobre mudança climática.

O professor Stewart é um progressista estudioso de direito privado e acesso à justiça. Sua pesquisa tem sido publicada em importantes revistas internacionais de direito e livros editados e apoiados por bolsas de pesquisa, sendo a Fulbright Fellowship, a Joseph-Armand Bombardier Canada Graduate Scholarship (oferecida, mas recusada) e McMillan International Dissertation Fellowship.

Atualmente – entre as maratonas da Netflix e as partidas  de hóquei em que os Ottawa Senators perdem – tem pesquisado: (1) o desenvolvimento de regulamentos financeiros sustentáveis e conscientes do clima; (2) a melhoria dos modelos de prestação de serviços dentro de clínicas jurídicas comunitárias para abordar a lacuna de acesso à justiça civil; e (3) o uso de insights da psicologia positiva para desenvolver pedagogias de ensino que promovam o bem-estar dos estudantes de direito.

https://commonlaw.uottawa.ca/en/people/stewart-brandon 

Vinícius Alves Barreto da Silva

Vinícius Alves Barreto da Silva é doutorando em direito na University of Ottawa, Canadá. Bolsista Ontario Trillium. É mestre em Teoria e Filosofia do Direito (2017) e bacharel em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). É coordenador do Projeto Fórum Justiça. Pesquisa a relação entre globalização e a produção de conhecimento jurídico sobre países em desenvolvimento. Também estuda pesquisas empíricas sobre relações políticas em instituições voltadas para o acesso à justiça, em particular a Defensoria Pública no Brasil e em outros países da América Latina.

https://www.researchgate.net/profile/Vinicius-Da-Silva